Corpo dúbio

La Vida es Sueño II (2010)

Exposição Personne, de Marcia de Moraes
Abertura: 27 de julho – 19hs
Até 11 de setembro 2010
Galeria Leme
Rua Agostinho Cantu, 93
São Paulo | Brasil
Seg – Sex 10 – 19hs
Sab 10 – 17hs
+55 11 3814.8184
info@galerialeme.com

por Bruno Moreschi

Há pelo menos duas maneiras de enxergar o conjunto de oito desenhos apresentados por Marcia de Moraes na exposição Personne. Uma delas é a surpresa de quem ainda desconhece o domínio de composição dessa jovem artista plástica paulista de 29 anos. Outra vem de quem já conhece sua trajetória. Marcia mudou acentuadamente as cores de seus trabalhos.

Até pouco tempo, a artista optava por uma paleta de cores claras para preencher formas confusas. Quase sempre, o resultado eram trabalhos de forte apelo visual, mas também serenos.

Marcia acrescentou mais um elemento nesse painel contraditório. Com a genuína intenção de agregar uma nova problemática a suas composições, a artista agora utiliza cores mais chamativas. Mas não tirou o bege, o azul claro, o vermelho escuro de trabalhos anteriores.

Em Rayuela, o amarelo claro é agora vizinho do alaranjado quase fosforescente. Pequenas manchas de verde limão aparecem numa das laterais de La vida es sueño II. Marcia quis o desafio e conseguiu resolvê-lo: criar uma relação de igualdade entre essas novas cores e as que já usava.

Os desenhos de Marcia suscitam questões relacionadas a composição pictórica mais tradicional, mas também a algo mais experimental teorizado por Hélio Oiticica. Em 7 de setembro de 1960, o artista carioca anotou em seu caderno repleto de textos curtos: “Quando a cor não está submetida ao retângulo nem a qualquer representação sobre este retângulo, ela tende a se ‘corporificar’; tornar-se temporal, cria sua própria estrutura, que a obra passa então a ser o corpo da cor”.

O novos desenhos de Marcia continuam quietos em retângulos de fundo branco. Ainda remetem a suspiros, a ventos calmos e a uma geléia que derrete aos poucos. Todavia, mesmo dentro de seus limites e do silêncio, há neles uma relativa experimentação, uma corporificação semelhante a que Oiticica teorizou, mas ainda bidimensional.

Costumeiramente, as obras de Marcia possuem títulos de obras literárias como El amor en los tiempos del cólera, de Gabriel García Márquez, e O Vermelho e o Negro, de Stendhal. Muitos podem criar relações entre os enredos desses livros e os desenhos relacionados a eles. A meu ver, são relações que só reduzem uma das marcas mais interessante do trabalho de Marcia: a assumida abstração, que se garante sem um pé nessa realidade chapada que vivemos. Não a toa, a artista costuma repetir: “Desenho aquilo que nunca vi.”

Dubiedade é uma palavra que funciona para descrever seus desenhos. Nas escolhas artísticas de Marcia, o que é forma, riscada fortemente com grafite, escorrega pelo papel. Marcia busca contradições em algum lugar desconhecido e as encaixa em suas obras. Mesmo que o encaixe seja relativo. Como seus desenhos, repletos de espaços em branco.

Sobre a artista:
Marcia de Moraes (São Carlos, 1981; vive e trabalha em São Paulo) é bacharel e mestre em Artes Plásticas pela Unicamp. Desde 2008 faz parte do Ateliê Fidalga em São Paulo. Em 2009, teve sua primeira individual no Centro Universitário Maria Antonia, também em São Paulo. A artista participa regularmente de coletivas no Brasil e no exterior, entre as quais se destacam Ateliê Fidalga no Paço das Artes, São Paulo, 2010, Edital de Exposições do MARP, Museu de Arte de Ribeirão Preto, 2009. Ainda em 2010 participará da quinta edição da mostra Paralela, A Contemplação do Mundo, e fará uma residência artística em La Cour Dieu, na cidade de La Roche, na França.

3 Comments

Filed under Uncategorized

3 responses to “Corpo dúbio

  1. Gostei muito do seu blog. Vou voltar sempre.🙂

  2. Ah, os novos desenhos "nervosos" da Márcia… To adorando a trajetória. Belo texto, Bruno!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s