Sobre a civilidade

“Não somente cada país, mas cada cidade tem suas regras de civilidade particulares, e também cada profissão. Fui treinado nelas com muito cuidado em minha infância e tenho vivido em bastante boa companhia para não ignorar as regras da nossa civilidade francesa; e poderia ensiná-las. Gosto de segui-las, mas não tão submissamente que minha vida fique restringida por isso. Elas têm algumas formas incômodas, e, desde que as esqueçamos por discernimento e não por erro, não obteremos por isso menos favor. Frequentemente tenho visto homens incivis por excesso de incivilidade e importunos na cortersia.”
[Os Ensaios, Capítulo 13, de Michel de Montaigne, edição da Martins Fontes]

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

