Abre alas que lá vem bolo-de-rolo

Como o marchand Marcantonio Vilaça conseguiu elevar as cifras da arte brasileira contemporânea


por Bruno Moreschi
publicado na revista piauí (05/09)

Viajar de primeira classe causava indisposição ao pernambucano Marcantonio Vilaça. Para ele, uma poltrona que deitasse 180 graus significava complacência – era festa, não trabalho -, razão pela qual preferia a classe econômica.

Não que desprezasse as benesses da vida. Ao entrar no avião naquela tarde quente de agosto de 1998, vestia um terno preto da estilista alemã Jil Sander. O estômago estava forrado com o salmão levemente grelhado que pedira no restaurante do Beverly Wilshire Four Seasons, o hotel superlativo que Julia Roberts e Richard Gere usaram como refúgio amoroso em Uma Linda Mulher. A novidade do dia era que Marcantonio cedera finalmente ao apelo dos amigos – diziam-lhe que trabalhava demais e dormia de menos nas viagens – e, fazendo um agrado às compridas pernas, ocupou um assento na segunda fila da primeira classe.

Nem bem abriu o New York Times, sentiu o cutucão no ombro esquerdo. De mãos na cintura, sem disfarçar a impaciência, uma mulher esguia, de cabelos pretos e bochechas rosadas, foi avisando:

This is my seat, sir.

Marcantonio revirou os bolsos do terno. Encontrou a caneta Bic sem tampa, o bloco amassado de anotações e por fim a passagem. Em inglês, desculpou-se por errar de poltrona. Recebeu em troca um suspiro de aborrecimento.

Enquanto transferia a maleta para outro bagageiro e se reacomodava na nova poltrona, Marcantonio espremia a memória: aquela mulher lhe era familiar. O rosto longo, o ar afetado, o sotaque nova-iorquino carregado… A lacuna estava lá, faltava preenchê-la. Tentou uma pessoa, tentou outra, e eis que, pimba!, o nome se encaixa como um cubo de criança. Era Barbara Gladstone, dona da galeria de arte homônima, uma das mais importantes do mundo. Marcantonio não titubeou. Retirou três volumes da maleta e com passos firmes se aproximou da poltrona que acabara de deixar:

– Miss Gladstone, prazer em conhecê-la. Sou Marcantonio Vilaça, um marchand brasileiro. Posso lhe mostrar uma coisa?

Gladstone começou a engatilhar um não, mas ele foi mais rápido e pôs na mão dela o cd Pássaro Proibido, de Maria Bethânia. “É a maior cantora do Brasil”, disse, para perplexidade de sua interlocutora. Antes que ela tentasse outra reação, Marcantonio esticou um segundo presente, um embrulhinho cilíndrico de papel-alumínio. Tendo perdido o domínio da situação, só restou a Gladstone desfolhar o objeto. Um cheiro de goiaba alcançou seu nariz. Com certa dificuldade, Marcantonio tentou explicar o mimo: uma delicada massa de farinha recheada com geléia de goiaba.

What? – balbuciou Gladstone.

– It’s bolo-de-rolo – ele respondeu, como se explicasse alguma coisa. E sorriu orgulhoso, pois não se tratava de um bolo-de-rolo qualquer, mas do bolo-de-rolo feito por sua própria mãe.

Não se sabe se comovida ou desamparada, Gladstone usou seus dedos de unhas longas e vermelhas para beliscar a beirada do rocambole e levar um pedacinho à boca. Mastigou. Engoliu.

God! This is marvelous!

Era a hora pá-pum de entregar a terceira, última e mais importante lembrança: uma folha dobrada. Os dedos de Barbara, agora lambuzados de goiabada e açúcar de confeiteiro, desdobraram o papel, no qual se via um desenho geométrico e vibrante que bem passaria por uma margarida estilizada.

– Be-a-triz Mi-lha-zes…

Ele pronunciou sem pressa o nome da autora. Gladstone buscou um foco de luz, ergueu o papel contra a claridade do corredor e franziu a testa. Depois de analisar o desenho por uns instantes, balançou a cabeça e devolveu o papel:

Bullshit.

Para Marcantonio, o mundo desabou.

[leia na íntegra]

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s