No show de Bethânia

por Bruno Moreschi
Publicado no blog Sampaist (13 de novembro de 2006)

Dois minutos antes de entrar no palco do Tom Brasil Nações Unidas neste final de semana, Maria Bethânia ajoelha no palco. Joelho com madeira. Uma, duas, três vezes, a testa encosta no chão. Na terceira, ergue os olhos fechados para cima e toma fôlego. Bethânia levanta-se e, ainda com o peito cheio de ar, invade seu agreste que pede água.

Com os aplausos da platéia, sua timidez aumenta mais do que a conversa anterior no camarim, quando sorria encabulada com os elogios. Mais aplausos para qualquer movimento das mãos, que sempre louvam alguém que só ela enxerga, para os pés que não sabem dançar e para o chumaço de cabelos brancos que, durante quase todo show, deixa de mostrar sua face na totalidade. Mesmo assim, Bethânia sorri tímida e sela uma ligação respeitosa com seu público: “Obrigado, senhores. Muito obrigado, senhores”.

As três noites, sexta, sábado e domingo, de show da Maria Bethânia homenagearam a água, tema do seu 31ª disco, Mar de Sophia. Filha de seu Jeca Veloso, funcionário dos Correios e Telégrafos e de Dona Cano, a menina que sempre quis ser atriz recebeu seu nome por causa da música de Nelson Gonçalves que dizia: “Maria Bethânia, tu és para mim a senhora do engenho”. A história é contada pelo seu irmão Caetano Veloso, artista que, ao contrário de Bethânia, trilhou um caminho diferente.

Ao contrário do irmão, Bethânia não quer estar em todos os lugares ou ter uma opinião polêmica para cada assunto. Sua crítica política é sutil, mas nem por isso pouco incisiva:

“Rujo como um leão faminto para tudo isto!
Arremeto como um touro louco sobre tudo isto!
Cravo unhas, parto garras; sangro dos dentes sobre isto!”

Grita e lembra que o poema de Álvaro de Campos foi escrito em 1915.

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s